Cor Pantone 2020: qual a história por trás dessa escolha?

Cor Pantone 2020: qual a história por trás dessa escolha?

Antenadas às tendências de moda, decoração e estilo, muitas pessoas estão sempre conectadas a tudo o que estará em alta durante o ano, incluindo materiais, tecidos, cores e tonalidades. Por isso o lançamento da Cor Pantone 2020 foi tão aguardado.

Considerada uma autoridade em cores, a empresa americana Pantone® é mundialmente conhecida por estabelecer padrões e reprodução precisa das cores para profissionais e designers. Desde 1999, elege uma cor estratégica e a apresenta como “Cor do Ano”, e essa passa a ser seguida por diversos segmentos como o mundo da moda, decoração, design entre outros. A cor escolhida para 2020 foi a “19-4052 Classic Blue”, que lembra a tonalidade do céu ao entardecer, como dito pela própria empresa.

Se você não conhece muito bem essa cor e qual é a história por trás dessa escolha, continue por aqui para entender um pouco mais sobre essas tendências lançadas pela Pantone, bem como utilizar essa cor em projetos de decoração e arquitetura. Vamos lá?

Afinal, o que está por trás da Cor Pantone 2020?

A empresa Pantone anunciou recentemente a cor tendência de 2020, o pantone 2020, “Azul Clássico”. A escolha foi baseada pelos analistas em um tom que eles consideram reconfortantes para momentos de mudança.

A justificativa para a escolha do Azul Clássico é que estamos passando por uma época de instabilidade, principalmente na política global. Isso gera muita incerteza, deixando as pessoas inseguras e ansiosas sobre qual o caminho certo a seguir.

Sendo assim, adotar essa cor atemporal traz calma que é bastante necessária nesse momento. A empresa disse que o azul é o sentimento da tranquilidade e da segurança, e vai ajudar, de certa forma, a termos mais confiança para seguirmos em frente, principalmente nesse ano.

Para a Pantone, a escolha da cor do ano acaba sendo uma vitrine para alavancar não só a venda do PANTONE MATCHING SYSTEM, um manual de cores padrão em formato de leque ou chip, mas também para seus negócios maiores, como a venda de tintas para pintura, xícaras em lojas de museus e fórmulas químicas. 

A Pantone também mostra ser uma grande autoridade global em cores, pois é possível ver o tom escolhido presente em praticamente tudo, desde roupas e acessórios, até fones de ouvido, cosméticos, maquiagem e itens decorativos para a casa.

Quais as características dessa cor escolhida?

Essa cor traz calma e tranquilidade, por isso é amplamente utilizada na cromoterapia para problemas de sono ou transtornos relacionados ao stress. Os principais resultados são mais harmonia e tranquilidade para o corpo e a mente.

A cor Azul Clássico é um dos tons do céu, e vem sendo considerada uma tonalidade universal, que transcende culturas e geografia. É uma cor que pode ser vista ao redor de todo o mundo, e por ter sido escolhida pela Pantone, ela vai alcançar também outros segmentos.

Sendo assim, essa cor também exerce grande impacto em uma forte tendência global, a indústria do bem-estar, que traduz bastante os novos hábitos de consumo e a busca por uma vida mais saudável e equilibrada – necessidades dos tempos atuais. É uma cor também sem gênero ou estação, e torna-se bastante acessível pra todos as pessoas em diversas fases da vida.

Por que ela é tendência em 2020?

A cor será tendência para 2020, pois, de acordo com a Pantone, ela oferece uma promessa de proteção, destacando em nós uma necessidade de ter uma base confiável e estável para iniciar novos projetos. Essa cor vai ditar muito do que será feito em 2020, influenciando a chegada da nova era e estimulando sempre a melhoria para a vida das pessoas.

O intuito da empresa é fazer com que o tom escolhido traga uma experiência sensorial e imersiva, que muitos tenham a oportunidade de se envolver com a cor do ano. Ela será explorada tanto na visão, quanto com o som, o cheiro e até mesmo sabor e textura.

Como utilizá-la em projetos de arquitetura?

As cores em projetos de arquitetura podem ser amplamente utilizadas em diversos itens de decoração, como peças de mobiliários, estofados, revestimentos, pinturas, entre outros.

Essa cor azul costuma estar associada à comunicação, introspecção e clareza. Sendo assim, o seu uso na decoração e arquitetura ajudará a promover a concentração e organizar os pensamentos das pessoas que frequentam o espaço. Elas também promovem um equilíbrio para o costumeiro ritmo acelerado da nossa rotina que a tecnologia nos impõe.

A cor Azul Clássico pode ser usada de diferentes formas nos ambientes. Por exemplo em um quarto, aposte em almofadas, estofados, tapetes e até mesmo na roupa de cama. Na sala, você pode utilizar na pintura de uma das paredes, luminárias ou peças decorativas.

Elas também podem fazer parte de cômodos como cozinhas e banheiros, na aplicação de pastilhas de revestimento ou nos utensílios. O uso em escritórios pode ser também no estofado de cadeiras, em tapetes ou cortinas.

Quais foram as cores dos anos anteriores?

Vale a pena relembrar quais foram as cores dos anos anteriores. Em 2019, foi o Living Coral, ou coral vivo. A tonalidade escolhida simbolizava a necessidade por otimismo e alegria que, de acordo com a Pantone, é bastante vibrante, mas suave, e simboliza uma reação à intensa necessidade de estarmos sempre ligados à tecnologia e às mídias sociais.

A escolha dessa cor para 2019 demonstrou uma busca por uma experiência autêntica e íntima, sem deixar de lado a vida moderna. O significado da cor coral é realmente algo estimulante, que está presente na natureza e também nas redes sociais.

Já em 2018, a cor escolhida pela Pantone foi o Ultra Violet, um violeta derivado do azul-escuro, que tem a característica de elevar as nossas expectativas a níveis mais altos. Essa tonalidade traz uma energia criativa e inspiradora, que estimula a exploração de novas tecnologias, da expressão artística e de reflexões espirituais. Na época, a empresa acreditava ser uma das maiores necessidades para 2018.

Por fim, vale ressaltar que você pode explorar essa nova cor em todos os segmentos, já que é facilmente combinada a outros tons. Inspire-se e aproveite os benefícios que a cor 19-4052 Classic Blue da Pantone pode trazer na moda e principalmente na arquitetura!

Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *