A hipercolaboração está redefinindo o trabalho coletivo e individual

Segundo estudos: pessoas trabalhando em times trazem mais inovações e alcançam melhores resultados, além de aumento significativo da satisfação do indivíduo com o seu trabalho. Empresas que favorecem a colaboração no ambiente de trabalho são 5 vezes mais propensas a ser mais produtivas e mais lucrativas.

As equipes hoje em dia são pressionadas para entregar alto rendimento sob pressão e cada vez mais depressa. A colaboração agora deve ser uma troca de ideias e interações constante mesmo que rápidas. Uma equipe ágil consegue entregar resultados semanalmente, receber feedback, e aprimorar as soluções. A ideia é se reunir na segunda-feira e entregar uma etapa o projeto na sexta com cada um dos integrantes trabalhando em suas próprias tarefas. Repetindo um ciclo constante de super produtividade.

Como este tipo de trabalho em equipe se difere do que conhecemos até pouco tempo atrás? Pense nos setores da sua empresa como uma equipe de revezamento 4x100m onde cada integrante deve entregar o bastão ao próximo para que ele continue a corrida até a linha de chegada. O trabalho do primeiro corredor termina assim que ele entrega o bastão, portanto, ele não é mais responsável pelo que acontece daí pra frente? Agora, pense  em uma equipe de futebol, onde todos os jogadores interagem constantemente, se posicionam em vários lugares do campo, confiando um no outro para chegar ao objetivo comum: o gol. Neste cenário, todos os jogadores são responsáveis por manter a equipe em movimento.

Através do design thinking (principalmente do conceito de design centrado no usuário) e das metodologias ágeis, empresas buscam compreender as atividades e comportamentos de seus colaboradores para daí construir novos espaços de trabalho para estes novos super-times.

 

Design Thinking Ágil
“Design thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação, que se baseia no kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio.”

— Tim Brown, CEO da IDEO

As equipes ágeis estruturam seu trabalho em uma sequência de atividades que os orienta a executar rapidamente, monitorar o progresso e reajustar o fluxo de trabalho. Esse método veio da indústria de desenvolvimento de softwares e hoje é utilizado por outras indústrias a fim de aumentar a velocidade e flexibilidade das entregas.

4 formas de aumentar a produtividade de uma equipe

 

  1. O trabalho é colaborativo – o escritório também deve ser: Não há como cobrar criatividade em um ambiente que não a favorece. Escritórios quadrados e lineares dificultam o fluxo de interações e convivência dos funcionários, requisitos fundamentais para metodologias ágeis funcionarem.
  2. Derrube as paredes e crie ambientes flexíveis:  Invista em espaços que se adaptem às dinâmicas dos colaboradores. O ideal é que as tarefas possam ser realizadas em locais diferentes e não apenas fixamente em uma estação de trabalho. Escritórios com mobiliário fixo e paredes não se adaptam com facilidade às atividades e dinâmicas das pessoas durante o dia.
  3. Ferramentas e tecnologia são essenciais
    Mime os funcionários com o que for necessário para que eles prefiram realizar as tarefas no escritório e não em casa. O ambiente se tornará mais agradável e o senso de pertencimento do colaborador aumenta. Investir em tecnologia para colaboração irá elevar o engajamento das pessoas com a empresa.
  4. Accountability é importante
    O termo significa tornar-se eticamente responsável por algo de valor. Empodere os colaboradores e respeite as opiniões e soluções apresentadas, trazendo-as nas reuniões matinais (em pé, não sentados) para que possam expressar livremente suas considerações sobre o projeto em que atuam.

Foco individual também é importante

Times hiper colaborativos também precisam de momentos de individualidade e reflexão. Crie um ambiente onde os eles possam mergulhar a fundo em um problema ou desafio dentro de seu projeto para emergir de lá com novos insights. Cuidar do “eu” ainda é importante mesmo trabalhando em equipe. Pequenas ilhas de foco podem ser conseguidas através de sofás privativos e uma mesa individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *