Design Biofílico no ambiente de trabalho

Ar fresco, vegetação exuberante e iluminação solar são alguns dos elementos naturais que nos re-energizam. Por isso, criar uma conexão com a natureza dentro do espaço de trabalho é uma estratégia que vem sendo cada vez mais adotada pelas empresas, a fim de ajudar as pessoas a serem menos afetadas negativamente pela pressão da rotina corporativa.

É nesse cenário que o design biofílico ganha notoriedade, visto que muitas empresas já estão apostando intensivamente no redesign dos ambientes para que os espaços sejam mais abertos com luz natural ou lugares fechados com elementos que remetam à natureza.

Estudos apontam diversos benefícios aos colaboradores que são submetidos a um ambiente de trabalho projetado a partir do design biofílico:

Produtividade – colaboradores que trabalham em contato com elementos como luz natural e plantas são 6% mais produtivos.

Criatividade – colaboradores que trabalham em ambientes biofílicos se apresentam 15% mais criativos do que colaboradores que trabalham em ambientes desprovidos de natureza.

Menos estresse elementos naturais possuem efeito calmante e esse é um dos grandes motivos pelos quais adotar um design biofílico no escritório irá ajudar na redução do estresse.

Bem-estar – níveis significativamente mais elevados de bem-estar são relatados por colaboradores que trabalham em ambientes que valorizam a natureza.

 

Como incluir o design biofílico no escritório

Plantas têm efeito calmante, por isso incluir paredes vivas no projeto do escritório pode ser uma ótima ideia. Elas podem ser modulares, flexíveis e escaláveis, tornando infinitas as opções de design.

Segundo estudos, não ter nenhuma vista no ambiente de trabalho foi significativamente relacionado aos maiores níveis de estresse. Sendo assim, criar espaços com vistas naturais é outra forma de manter os colaboradores em contato com a natureza, potencializando os resultados e qualidade de vida dos mesmos.

Ainda que de modo mais sutil, é possível incluir o design biofílico no escritório a partir de móveis com tecidos de padrões orgânicos ou que refletem propriedades calmantes da natureza, como a madeira.

A F.Way possui um mobiliário completo que atende às demandas para se criar um ambiente mais conectado com a natureza: formas orgânicas e materiais, desde estruturais até revestimentos, minimamente escolhidos para que você inclua o design biofílico no seu projeto. Conheça as linhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *